quinta-feira, 29 de março de 2012

Lesões Comuns na Capoeira


LESÕES COMUNS NA CAPOEIRA
            A capoeira é considerada um dos esportes mais completos, por possibilitar benefícios como melhora do condicionamento cárdio-respiratório, aumento da flexibilidade e força muscular, entre outros. E todos esses benefícios surgirão através de uma rotina de treinos, além disso, há ainda as rodas de capoeira, onde se coloca na prática do jogo o que se aprende nos treinos da semana.
            No entanto, existem na capoeira diversos movimentos ou golpes que exigem muito do corpo humano, principalmente de suas articulações, ligamentos e musculatura. A execução destes movimentos e golpes feitos rotineiramente nos treinos, e algumas vezes, na tentativa de êxito dos golpes, fazê-los de forma errada, pode resultar em diversas lesões, como, por exemplo, distensões musculares, lesões ligamentares, luxações e até mesmo fraturas.
            As distensões, que são rupturas de fibras musculares, aparecerão, muitas das vezes, por aquecimentos e alongamentos realizados de forma inadequadas ou insuficientes pra preparar os músculos pra realização das atividades físicas, ou seja, a falta de preparação ou a preparação inadequada daquela musculatura para a atividade física. O aquecimento deve ser feito antes do alongamento com finalidade de deixar mais maleável o músculo e tornar, assim, o alongamento mais eficaz. Por sua vez o alongamento deve ser feito num tempo de, pelo menos, 30 segundos para cada grupo muscular, só assim pode dizer que realmente tem-se o efeito esperado do alongamento, ou seja, aumento da flexibilidade muscular.
            As lesões ligamentares dentro da capoeira são bastante comuns. Ocorrem em sua maioria, nas articulações dos joelhos, seguidas das lesões nos punhos. Nos joelhos o mecanismo de lesão mais freqüente é a torção, quando estes “giram” e os pés ficam fixos ao chão, neste caso os ligamentos colaterais e mediais são lesionados tendo variedade quanto à gravidade do quadro da lesão podendo ter rupturas de algumas fibras do ligamento e até mesmo uma ruptura total deste, nestes casos há a necessidade de um procedimento cirúrgico. Além disso, o joelho é bastante solicitado nos treinos e rodas, visto que alguns movimentos realizados dentro da capoeira, são de sobrecargas que exigem muito dessas articulações.
Nos joelhos, há dois importantes “amortecedores” do corpo, os meniscos, eles são responsáveis por agüentar as cargas e amortecer impactos, no caso da capoeira os saltos são os principais causadores de grandes impactos. Se lesados, devido a sua localização anatômica, o tratamento de meniscos é feito, exclusivamente, através de cirurgia, já que quando se fala em lesão meniscal, refere-se ao, normalmente, ao esmagamento dos meniscos pelos côndilos femorais, e não há outro procedimento que possa ser feito, a não ser cirúrgico, após isto, a reabilitação da articulação do joelho deve ser feita através de fisioterapia. Já nos punhos, os movimentos de “queda de rim”, bananeira, entre outros, levam as articulações a realizarem hiper-extensões e sofrerem sobrecargas ao agüentarem o peso do corpo. Isto resultará nas lesões ligamentares destas articulações.
            Os ligamentos são responsáveis por darem estabilidade às articulações, quando em repouso. Quando as articulações se movem pela ação dos músculos os tendões fazem também este papel de estabilização. Uma vez lesado, como por exemplo, no caso de uma hiper-extensão, o ligamento ao distender-se não tem a capacidade de voltar ao estado normal, ou seja, se esticado, ficará esticado. Nestes casos, as articulações ficam instáveis. Logo, é necessário fazer um trabalho de fortalecimento muscular, para que a musculatura que passa por esta articulação dê maior estabilidade a ela, tanto em movimento quanto em repouso.
            Por sua vez, as luxações são deslocamentos ósseos ou quando as articulações “saem do lugar”. São mais comuns em membros superiores, nas articulações dos ombros, cotovelos e punhos. Na capoeira ocorre, geralmente, após uma queda onde o capoeirista apóia-se com os braços no chão. Com o impacto da queda e dependendo da posição dos membros superiores, ocorre o deslocamento ou desalinhamento ósseo. Outro mecanismo menos comum, nestes casos, é o trauma direto, onde o golpe desferido ao atingir o capoeirista resulta numa luxação.
            Por fim, as fraturas são resultantes de tensões empregadas nos ossos que sejam superiores a sua flexibilidade, ou ainda, decorrentes de traumas diretos (mais comuns) e quedas. Elas podem ser de dois tipos, fechadas ou expostas. A primeira, não há ruptura da pele ficando, assim, o osso no interior do corpo. Já a segunda, ocorre à ruptura da pele, tendo o osso uma comunicação com o ambiente e o interior do corpo. Para identificarmos se houve fratura ou não, tem-se que avaliar os seguintes sinais e sintomas: presença de dor intensa, profunda e localizada, incapacidade funcional, ou seja, ausência de movimento da parte afetada, relato de estralo pelo capoeirista e edema local.
            Por tudo isso, pode-se concluir que uma boa preparação (aquecimento e alongamento) antes dos treinos e rodas é fundamental, tanto para realizar os treinos de forma saudável e com bom desempenho, como para evitar o aparecimento de lesões, que poderão ser leves ou mais graves. Deve-se ainda, o capoeirista, tomar cuidado na realização de movimentos, para que estes não sejam feitos de formas negligentes aumentando o risco de lesão em determinados segmentos do corpo. E nos treinos ou rodas que se tenha cuidado, durante a execução dos mesmos para que se mantenha a sua integridade física e a do seu companheiro de jogo.

4 comentários:

  1. Muito bacana o Post. Que venham mais deste tipo.

    ResponderExcluir
  2. Lesões na pantorrilha também são bem comuns, você deveria fazer um post sobre elas pois há muito poucos sites falando sobre a mesma e raramente de capoeira, seus textos são bons. fica a dica.

    ResponderExcluir