Utilizar a capoeira como uma prática no ambiente escolar é trabalhar com um componente essencial a qualquer ação educativa. Portanto essa prática tem que socializar diferentes modos de pensar e agir, considerando as diversas formas de expressão e sentimentos ,garantindo a todos a possibilidade de participação, independente das habilidades ou necessidades específicas de cada pessoa, reunindo e integrando as diferenças em busca de um todo. O movimento corporal deve conter um significado amplo na vida das pessoas e ir além dosestereótipos construídos na sociedade. Talvez o maior benefício seja o envolvimento com uma
prática que lida com os direitos individuais de participação, autonomia e auto-determinação em
busca da melhoria da qualidade de vida. O trabalho que está sendo desenvolvido com a capoeira pretende contribuir para a efetivação do respeito às diferentes capacidades, talentos e
potencialidades do ser humano, assegurando direitos de iguais oportunidades para todos.
A capoeira manifesta-se como jogo, como luta e como dança, sem assumir efetivamente
nenhuma destas características isoladamente, mas sendo todas ao mesmo tempo. Ela reúne,
portanto, grandes instrumentos para a educação escolar, como a música, o ritual, a expressão, a
harmonia e sua pluralidade de manifestações corporais e culturais. São muitas as possibilidades
do corpo humano através da capoeira.
Benefícios físicos
- Fortalecimento da musculatura geral: braços, tronco, glúteo, abdômen e pernas.
- Aumento da flexibilidade, por trabalhar movimentos de maior amplitude, e as sessões de alongamento.
- O equilíbrio, que para o capoeirista é fundamental para a realização dos golpes e floreios, também aumenta, proporcionando maior controle e movimentos mais belos. Melhora cardio-respiratória.
- Maior socialização, pois as crianças jogam umas com as outras e com adultos, mesmo sem conhecerem.
- Diminuição da barreira que é a timidez, pois a criança toma conhecimento, que num futuro próximo irá ter apresentações, batizados e a tão almejada troca das cordas e terá uma grande platéia pela frente.
- Respeito com o amigo e com o professor, pois durante as aulas, a criança aprende que deve respeitar o próximo. Também tem o cumprimento com aperto de mãos após cada jogo.
- Perder e ganhar também é muito trabalhado durante as aulas.
- Valorização da nossa cultura, porque as crianças transmitem em casa para seus familiares o que aprendem com a Capoeira.
- Aumento da flexibilidade, por trabalhar movimentos de maior amplitude, e as sessões de alongamento.
- O equilíbrio, que para o capoeirista é fundamental para a realização dos golpes e floreios, também aumenta, proporcionando maior controle e movimentos mais belos. Melhora cardio-respiratória.
- Maior socialização, pois as crianças jogam umas com as outras e com adultos, mesmo sem conhecerem.
- Diminuição da barreira que é a timidez, pois a criança toma conhecimento, que num futuro próximo irá ter apresentações, batizados e a tão almejada troca das cordas e terá uma grande platéia pela frente.
- Respeito com o amigo e com o professor, pois durante as aulas, a criança aprende que deve respeitar o próximo. Também tem o cumprimento com aperto de mãos após cada jogo.
- Perder e ganhar também é muito trabalhado durante as aulas.
- Valorização da nossa cultura, porque as crianças transmitem em casa para seus familiares o que aprendem com a Capoeira.
A Capoeira é uma arte que proporciona bem estar físico e mental, auxiliando no comportamento, no auto-conhecimento, no controle da força, no respeito ao companheiro, na coordenação, aprendendo a ganhar e perder. São realizados muitos movimentos naturais, imitando os animais, aquecendo o corpo de forma prazerosa e prudente. Não são realizados exercícios de impacto. Explora-se muito o equilíbrio e o controle corporal, oferecendo assim menor risco de lesões e de acidentes.
De 3 à 6 anos - A aula é predominantemente lúdica, as brincadeiras são "meios" de chegar aos objetivos para o aprendizado dos movimentos básicos, como a ginga, o aú (estrela), e alguns golpes e esquivas.
Existem momentos de maior atenção, quando as crianças jogam em duplas livres pelo pátio ou na roda.
De 3 à 6 anos - A aula é predominantemente lúdica, as brincadeiras são "meios" de chegar aos objetivos para o aprendizado dos movimentos básicos, como a ginga, o aú (estrela), e alguns golpes e esquivas.
Existem momentos de maior atenção, quando as crianças jogam em duplas livres pelo pátio ou na roda.
De 6 à 10 anos - A parte lúdica não é predominante, a técnica vai aumentando paulatinamente e as brincadeiras aparecem na aula, como premiação pelo bom treinamento e para deixar a turma mais relaxada.
É uma faixa etária que pede brincadeiras, ficando mais ou menos 50% na parte lúdica e 50% na aula técnica, mesclando o tempo todo.
Na fase da pré-adolescência, a aula é 80% técnica e 20% lúdica, pois eles pedem novos exercícios, na ansiedade de conseguir rapidamente assimilar novos golpes, novas séries e floreios (movimentos acrobáticos encaixados na Capoeira). A busca por desafios é uma característica marcante da faixa etária.
Na fase da pré-adolescência, a aula é 80% técnica e 20% lúdica, pois eles pedem novos exercícios, na ansiedade de conseguir rapidamente assimilar novos golpes, novas séries e floreios (movimentos acrobáticos encaixados na Capoeira). A busca por desafios é uma característica marcante da faixa etária.
PROFESSOR TONINHO
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